Blog

21
jun

Equipamentos de produção utilizados na agricultura de precisão

A utilização da agricultura de precisão vem crescendo entre os produtores brasileiros, devido ao aperfeiçoamento no uso de insumos agrícolas, reduzindo impactos ambientais da produção, melhorando a gestão das propriedades.

De maneira rápida, essa tecnologia proporciona ao produtor rural uma grande variedade de informações, através de equipamentos acoplados a tratores, plantadeiras, colheitadeiras etc.

Alguns equipamentos de produção usados atualmente

Barra de luz

A barra de luz é utilizada para a orientação de um veículo em faixas adjacentes, com o propósito de diminuir a sobreposição entre passadas consecutivas e otimizar a eficiência das operações agrícolas.

Ela possui um conjunto de LEDs verdes que se mantêm ligados quando o veículo está mantendo o alinhamento programado ou liga um conjunto de LEDS vermelhos quando o veículo está se afastando do alinhamento programado.

Guia de linha de colheita

São sensores de linha montados em uma das linhas da colheitadeira que detectam os talos das culturas, sinalizando onde está a linha, os sinais fornecidos pelos sensores são integrados ao sinais do GPS para manter a colheitadeira na linha.

Piloto automático

Esse equipamento permite obter eficiência tanto em alinhamento em retas como em contornos, diminuindo consideravelmente falhas e sobrepasses na aplicação de fertilizantes e defensivos. Ele permite trabalho noturno, possibilitando aumento da produtividade da máquina.

Monitor de colheita

Ferramenta de grande importância que pode ser instalado em qualquer colheitadeira. Esse equipamento gera mapas de produtividade (a importância dos mapas de produtividade na agricultura de precisão já foi discutida aqui anteriormante), umidade, velocidade e perdas de grãos. O monitor realiza medições instantâneas de todo o fluxo de grãos de acordo com o sensor de impacto, o sensor de umidade converte a produção colhida em sacas secas ha-1.

Sensores de aplicação de nitrogênio

Esses sensores medem a reflectância de uma luz própria incidente sobre as plantas no momento em que estes passam sobre as culturas. Os sensores são embarcados no próprio veículo aplicador e, com isso, é possível se fazer a aplicação de nitrogênio com base nessa reflectância e o sinal dos sensores governa o controlador de doses da máquina em tempo real.

Vantagens na utilização destes equipamentos

As vantagens trazidas pela utilização da barra de luz são a maior acurácia no alinhamento, possibilidade de retorno ao ponto de parada da aplicação. Ela pode ser utilizada durante a noite, em qualquer estágio de desenvolvimento da cultura e não apresenta problemas com a velocidade do vento.

Com a utilização do guia de linha de colheita, a velocidade se mantém constante, a alimentação da máquina é continua e permite uma maior padronização da colheita.

Já o uso do piloto automático nas máquinas agrícolas causa menor cansaço do operador e maior velocidade das operações, aumentando o rendimento das operações mecanizadas e o direcionamento das operações em relação a redução da sobreposição.

A utilização do monitor de colheita permite a comparação dos dados colhido em cada área, da totalização dos tempos das operações agrícolas e maior exatidão no que está sendo colhido pela colheitadeira.

Os sensores de aplicação de nitrogênio fazem a utilização da dose correta de nitrogênio a ser aplicada em cada área, proporcionando incremento no rendimento, uniformidade da lavoura, redução do acamamento e redução dos custos.

Você tinha conhecimento dos principais equipamentos de produção utilizados na agricultura de precisão? Ficou com alguma dúvida? Comente! Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre esse assunto.