Blog

02
jun

Agricultura de precisão: ferramentas, benefícios e vantagens

Considera-se agricultura de precisão o conjunto de ferramentas e tecnologias aplicadas para permitir um sistema de gerenciamento agrícola baseado na variabilidade espacial e temporal da unidade produtiva, visando o aumento de retorno econômico e a redução do impacto ao ambiente.

Os princípios básicos da agricultura de precisão são o mapeamento detalhado dos fatores de produção e a aplicação localizada de insumos.

 

Ferramentas utilizadas na agricultura de precisão

Atualmente existem, em nível mundial, inúmeras ferramentas disponíveis com possibilidades de uso na agricultura de precisão. Dentre elas, podemos citar os seguintes sistemas: sistema de posicionamento global (GPS), tecnologia de aplicação em taxa variável, sistemas de informações geográficas (SIG), monitores de colheitas, sensores de matéria orgânica, clorofilômetros, sensores de compactação, sensores de umidade e proteína de grãos, entre outros.


Principais ferramentas utilizadas na agricultura de precisão no Brasil

Amostragem de solo georreferenciada (GPS): preconiza a localização geográfica da amostra para posterior tratamento localizado.

Aplicação de corretivos e fertilizantes em taxa variável: a dose do insumo aplicado é variável de acordo com a necessidade em cada ponto da área. O princípio é reduzir a gleba a subáreas que apresentem homogeneidade, tanto quanto os custos e as tecnologias.

Barra de luz: sistema de orientação por satélite que orienta o operador da máquina agrícola na orientação das passadas.

Mapa de colheita: gera informações sobre produtividade e armazena dados mapeados durante a colheita, que são identificados geograficamente.

Sensoriamento remoto: tem sido utilizado para avaliar as condições das culturas em relação ao nitrogênio, incidência de pragas invasoras e doenças. As informações são adquiridas por imagem de satélite (fotos aéreas).

Sensores de solo: fornecem dados de composição do solo, nitrogênio, compactação e salinidade. Avaliam fatores que não podem ser apurados por sensores remotos.

Piloto automático: orientado via satélite, guia as máquinas agrícolas automaticamente.


Benefícios da agricultura de precisão

A agricultura de precisão beneficia seus usuários pela redução do grave problema do risco da atividade agrícola, reduz os custos da produção, proporciona uma tomada de decisão rápida e certa, além de controlar toda a situação pelo uso da informação. Entre os benefícios também podemos citar a maior produtividade da lavoura, mais tempo livre para o administrador e a melhoria do meio ambiente pelo menor uso de defensivos, além de prover registros de fazenda mais detalhados e úteis.

 

Vantagens trazidas pela adoção da agricultura de precisão

A agricultura de precisão possibilita um melhor conhecimento das áreas de produção, embasando melhor as tomadas de decisões, trazendo vantagens como uma maior flexibilidade para a distribuição dos insumos naqueles locais e no tempo em que são mais necessários.

Sua utilização também traz a uniformidade na produtividade e é alcançada pela correção dos fatores que contribuem para sua variabilidade obtendo-se, com isto, um aumento global da produtividade. A aplicação localizada dos insumos necessários para sustentar uma alta produtividade contribui com a preservação do meio ambiente, já que estes insumos são aplicados somente nos locais, quantidades e no tempo necessário.

Você já conhecia as ferramentas utilizadas na agricultura de precisão? Deixe a sua opinião nos comentários. Se quiser receber nossos textos em seu e-mail, assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum!