Blog

16
dez

Como aumentar a produtividade e lucratividade do meu agronegócio?

Existe uma grande demanda por aumento de produção agrícola. No entanto, já não é mais possível conseguir novas áreas de plantio, visto que a maioria dos espaços úteis para cultivo já estão ocupados. Dessa forma, a solução cabível é aumentar a produção por metro quadrado. esta alternativa pode parecer simples, mas não é fácil de ser executada. Por isso, confira algumas dicas para produzir cada vez mais:

Utilize Drones na plantação

Um drone consiste em um pequeno avião não tripulado – parece muito com um brinquedo. Eles têm potência o suficiente para carregar câmeras e outros equipamentos modernos. Podem ser muito úteis para mapear o terreno a ser trabalhado e assim detectar áreas improdutivas. Com a tecnologia, é possível conseguir informações relevantes e transformá-las em um mapa 3D da área de cultivo para buscar soluções para essas áreas.

Agricultura de precisão

Esse tipo de agricultura é um processo que centraliza as decisões na inteligência tecnológica. O computador avalia as variáveis apresentadas pelo solo e clima e, considerando dados específicos que utilizam referências geográficas para identificar as características que deseja, automatiza a agricultura e diz quais insumos agrícolas utilizar.

Software de gestão agrícola

A tecnologia da informação tem muito a oferecer à agricultura moderna. Entre as várias vantagens, a utilização de um sistema de gestão agrícola permite o total controle da lavoura com mensuração precisa de produtividade. Com ele, é possível racionalizar a utilização de equipamentos e de insumos, apontar e até reduzir o uso de combustível, controlar as aplicações de fertilizantes e defensivos, entre outras funcionalidades de grande auxílio ao produtor. Além disso, um sistema integrado permite o controle da comercialização dos produtos, otimizando processos e fornecendo base para um bom planejamento.

Conclusão

A agricultura já foi uma área fora do alcance da tecnologia. No entanto, se o aumento de produtividade e lucratividade precisam acontecer, é necessário permitir que a tecnologia da informação e as novidades de biotecnologia cheguem às lavouras.