Blog

16
dez

A importância do técnico agrícola no manejo da lavoura

A função do técnico agrícola é auxiliar os produtores rurais com conhecimento técnico para o bom desenvolvimento de sua produção. Ele deve ajudar com o manejo do solo, plantio, combates a pragas e colheita. Também tem como função analisar o cultivo e oferecer respostas para os problemas agrícolas, aplicando soluções precisas, eficientes e economicamente viáveis. A sua falta pode significar um manejo inadequado e trazer algumas consequências: 

Desperdício de recursos

O técnico agrícola pode evitar diversos problemas na lavoura. Dentre eles, o desperdício de insumos. Através da análise técnica desse profissional,  é possível saber a quantidade certa de fertilizantes e herbicidas, melhor forma de irrigação, maquinário agrícola e etc. Comprar os insumos errados, além da perda de dinheiro, pode gerar efeitos prejudiciais à lavoura.

Manutenção da fertilidade

O manejo correto do campo aumenta as chances de se conseguir muitas safras bem sucedidas. Já a plantação impensada pode acabar com o potencial do solo, sugando seus nutrientes de forma não sustentável. Por isso, é vital a presença de um técnico que garanta a manutenção dessa fertilidade do solo.

Escolha de insumos

O adubo já foi o único tipo de insumo disponível e necessário na plantação e cultivo da terra. Hoje, com o advento da biotecnologia, diversos tipos de fertilizantes e herbicidas estão à disposição do agricultor. No entanto, apenas um técnico com bom conhecimento sobre manejo agrícola e insumos saberá escolher o melhor tipo para o problema específico de uma produção.

Redução de produtividade

A falta de um manejo adequado da preparação do solo até a colheita é capaz de reduzir drasticamente a produtividade de uma plantação. Esse é um dos pesadelos de qualquer produtor rural: a queda de produção. Por isso, o manejo da lavoura deve ser feito de forma estratégica e inteligente. 

Conclusão

O contexto agrícola sempre foi e sempre será rodeado de incertezas. Desde as condições climáticas até as mudanças na economia afetam esta área. Portanto, é fundamental que o produtor moderno consiga reduzir ao máximo os riscos do seu agronegócio, garantindo o bom manejo através de um técnico agrícola  que concilie o cultivo sustentável,  a tecnologia e a variedade de produtos disponíveis no mercado.